Panetone de latinha para presentear seus amigos


Em vários países se comemora o natal, mas cada um de uma forma diferente. Na frança as pessoas se deliciam com ostras, salsichas, vinhos, presunto, frango assado recheado e muitas frutas. Em Portugal, a ceia é servida com muito bacalhau e batatas, regados com bastante azeite. E no Brasil, preparamos ceias com peru de natal, salpicão, tender, etc.

 

Além da ceia de natal, temos o costume de consumir panetone, principalmente no mês de dezembro. Existem vários tipos de panetones para agradar a todos, ou seja, quase todos gostamos de panetone. Se você estiver em dúvida do que fazer para dar de presente para seus amigos o site dicas de receitas tem a solução, prepare esse saboroso panetone de latinha.

 

O panetone de latinha é uma ótima opção para presentear. Seus amigos vão adorar e ainda vão saber o quanto você se importa com eles, preparando esta receita caseira deliciosa.

 

Use a criatividade e enfeite as latinhas de várias maneiras diferentes para que cada presente seja exclusivo, repassando assim, o verdadeiro espírito do natal.

 

 

Ingredientes:

 

  • 200 g de manteiga
  • 1 lata de leite condensado
  • 5 tabletes de fermento biológico (75 g)
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • Cerca de 1 kg de farinha de trigo peneirada
  • 5 ovos
  • Meia colher (sopa) de raspas de limão
  • Uma xícara e meia (chá) de frutas cristalizadas picadas (300 g)
  • 1 xícara (chá) de uvas passas embebidas em 3 colheres (sopa) de rum
  • 2 gemas
  • 2 colheres (chá) de óleo

 

Modo de preparo:

 

  1. Bata a manteiga, acrescente o leite condensado e bata até obter um creme homogêneo. Reserve.
  2. Misture o fermento, o açúcar, duas colheres (sopa) de farinha de trigo e três colheres (sopa) de água morna, até formar uma massa semelhante à massa de panqueca.
  3. Junte os ovos, as raspas de limão e adicione, aos poucos, três xícaras (chá) de farinha de trigo, mexendo sempre com colher de pau, após cada adição.
  4. Misture o creme de manteiga reservado e então, mais três xícaras (chá) de farinha de trigo. Cubra e deixe a massa crescer em um lugar aquecido até dobrar de volume.
  5. Enfarinhe uma superfície lisa, coloque a massa e comece a trabalhá-la, incorporando a farinha da superfície (utilize a farinha restante).
  6. Sove a massa, até formar bolhas e a superfície ficar lisa. Abra a massa com as mãos formando um retângulo e espalhe as frutas cristalizadas e as uvas escorridas.
  7. Enrole a massa como um rocambole e corte-as em pedaços para colocar nas formas ou nas latinhas de leite condensado, untadas com manteiga e encha até dois terços com a massa.
  8. Cubra-as e deixe-as descansar em lugar aquecido, por cerca de meia hora, para que cresçam.
  9. Faça cortes em cruz sobre a superfície do panetone e pincele com as gemas batidas com o óleo.
  10. Leve ao forno médio (180°C) preaquecido e asse por cerca de 15 minutos. Diminua a temperatura do forno (150°C) e deixe por mais 45 minutos, totalizando 1 hora.

 

Rendimento: 13 panetones de latinha

 

Dica: Vá reservando as latas de leite condensado para utilizá-las como forma de panetone. Decore as laterais das latinhas e presenteie a sua família e seus amigos.

 

.

Termos relacionados:

Dicas e receitas relacionadas:

Receba de Graça ! Cadastre seu E-mail e receba receitas culinárias e novidades.


Comentários fechados..