Receita Doces Caramelados Natalinos (de Natal)
Aqui vamos lhe ensinar a preparar o delicioso Doce Caramelado Natalino (ou de Natal) é um doce muito bem aceito pelas crianças, adolescentes e adultos, enfim toda a família e amigos.
Estes doces caramelados merecem muita atenção de quem vai prepara-los pois tem muitos detalhes a serem observados e são ingredientes relativamente caros e levam algum tempo para serem feitos. Mas pelo prazer de comer vale muito a pena pelo sabor que proporcionam.
INGREDIENTES
MASSA REAL
- Uma xícara chá com açúcar granulado
- Uma xícara chá com àgua
- 50 gramas de manteiga sem sal
- Duas colheres de sopa cheias de farinha de trigo especial
- 16 gemas passadas pela peneira
- Uma colher chá com essência de baunilha
- Uma colher café com essência de rum (opcional)
CALDA
- Três xícaras de chá com açúcar granulado
- 1 ½ (Uma e meia) xícara de chá com água filtrada
- Uma colher de café com cremor de tártaro (opcional)
- Quatro colheres de sopa com vinagre branco
MODO DE PREPARO
MASSA REAL
Coloque no fogo usando uma panela média a água e o açúcar e conzinhe por cerca de 6 minutos ou até que forme uma calda em ponto de fio médio, assim que estiver pronta desligue o fogo e guarde a 1/4 (metade da metade) sem mexer e deixe amornar.
Agora separadamente bata com uma colher as gemas e a farinha de trigo, junte à calda morna, o restante da manteiga e coloque novamente no fogo, mexa sempre, até que forme uma massa que solte da panela. Jogue e espalhe essa massa ainda quente em uma superfície fria, junte as essências e deixe esfriar completamente. Depois que a massa estiver fria amasse com as mãos e modele os doces como segue abaixo.
MODELAGEM DOS DOCES
Usando somente a massa:
Pegue algumas pequenas porções da massa, faça bolinhas e passe-as em açúcar granulado fino (conhecido como gran çúcar), espete palito de dente e deixe os doces secarem até o dia seguinte.
Usando massa e frutas:
Abra as frutas relacionadas abaixo, coloque uma pequena porção da massa e modele de acordo com sua imaginação, logo após espete no palito de dente e aguarde até o dia seguinte.
Frutas recomendadas:
- 200 gr de ameixas pretas levemente aferventadas em água e açúcar
- 200 gr de cerejas ao marashino cortadas ao meio
- 150 gr de damascos turcos secos cortados ao meio
- 200 gr de tâmaras sem o caroço cortadas em tulipas
- 150 gr de amêndoas sem a pele, filetadas e torradas levemente
CALDA
Para prepara a calda coloque em uma panela média o açúcar com a água e o cremor de tártaro e leve ao fogo, mexa apenas no início, e deixe até começar a ferver nesse momento e junte o vinagre branco e não mexa mais.
Você deve observar o ponto da calda assim que ela estiver da cor de guaraná, que demora, em média, uns 20 minutos, você deve desligar o fogo e deixar a espuma baixar e ir passando os doces com o auxílio do palito de dente espetado no mesmo e colocando sobre superfície levemente untada com óleo de milho ou manteiga sem sal.
Em alguns minutos podemos retirar os palitos. Colocar todos os doces em caixinhas de organdi com tapetinhos de celofane, montando assim, uma linda bandeja, para que fiquem bem enfeitados e pronto, basta degustar e receber diversos elogios.
Nunca fiz este tipo de docinhos. Ja comi muitos.Vou esperimentar semana que vem para o aniversario de minha neta. Direi o rewsultado.
Tenho uma dúvida e gostaria e gostaria de tirá-la antes de executar a receita,pois depois de tudo pronto não resolve mais:
-ao retirar o palito,no dia seguinte,não quebra o caramelo?
-após retirar o palito,não fica o buraco no caramelo?
Não seria melhor tirar o palito após caramelar?
Aguardo resposta urgente,pois preciso fazer esta receita,adorei!!
Obrigada