Diabetes e Atividade Física
A diabetes pode ser definida como um conjunto de doenças metabólicas, sendo caracterizada por uma hiperglicemia crônica (excesso de açúcar no sangue), resultante de uma défice na secreção da insulina, na ação da insulina ou por ambas as causas provocando distúrbios na utilização dos nutrientes.
Diversos estudos comprovam que andar a pé pelo menos durante meia hora por dia, reduz o risco do desenvolvimento do diabetes tipo 2, independentemente do peso corporal.
Quando a diabetes é diagnosticada, a prática de exercício físico assume um papel preponderante no tratamento da doença. O tipo de exercício, a sua intensidade e duração, devem ser adaptados a cada pessoa. A prescrição médica do exercício é muito importante, uma vez que é necessário verificar a possível existência de complicações como neuropatia, retinopatia, doenças cardiovasculares ou controle glicêmico (do açúcar no sangue). A presença destas patologias pode ser impeditiva para a prática de alguns programas de exercício.
Do plano de treino, deve constar um maior componente de exercícios aeróbicos (como andar a pé, de bicicleta e nadar), associada a alguns exercícios de resistência e força muscular.
Durante a sessão de exercícios físicos ocorrem freqüentemente hipoglicemias (queda dos níveis de açúcar no sangue). Para se evitarem estas alterações, o ideal é ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono de absorção lenta (como pão escuro ou cereais integrais) até duas horas antes do início da atividade. O diabético deverá fazer outra pequena refeição, caso o exercício tenha uma duração superior a 90 minutos.
Na meia hora a seguir ao treino, devem ser ingeridos novamente hidratos de carbono de complexos e acompanhados de fibra, para repor a energia dependida e regular os níveis de açúcar.
Os maiores benefícios atribuídos à pratica regular de exercício, relacionam-se com a diminuição da taxa de glicose (açúcar) do sangue, aumento da sensibilidade à insulina, controle do peso corporal, e melhoria do funcionamento do metabolismo e saúde cardiovascular.
A prática diária da atividade física é um dos pontos fundamentais para a manutenção de um estilo de vida saudável e controle da diabetes.