Dicas na Alimentação – Concursos e Vestibulares
As pesquisas mostram que a alimentação está diretamente relacionada ao desempenho nas provas de diversos concurseiros e vestibulandos. Uma alimentação saudável e equilibrada melhora a capacidade cardiorrespiratória, a oxigenação cerebral e a circulação sanguínea na mente, influenciando diretamente na melhora da disposição e da memória. Por outro lado, uma alimentação desbalanceada causa sonolência, irritação, cansaço, além de diversos outros fatores que reduzem a disposição e afetam a capacidade de memorização.
Uma alimentação saudável e balanceada deve ser à base de frutas, vegetais, cereais integrais, leite e derivados desnatados, e alimentos funcionais como a aveia,as oleaginosas e o azeite. Em contrapartida, é recomendado moderação no consumo de carne, sal, açúcar e gordura.
Deve-se evitar ficar muito tempo sem comer ou comer muito devido à ansiedade, e evite também as bebidas estimulantes para afastar o sono, como café, coca-cola e energéticos que podem causar a gastrite nervosa, muito comum entre concurseiros e vestibulandos.
Por fim, não esqueçam que uma alimentação saudável também deve estar associada a atividade física e ao consumo de bastante água, essenciais para manter o corpo e a mente saudáveis e ativos.