Dicas para um Carnaval Sem Ressaca
A dicasdereceitas.com.br preparou algumas dicas importantes para quem quer manter o pique e a energia durante e depois da folia de Carnaval.
Para agüentar o pique com fantasia, sol, calor, álcool e muito samba no pé, é preciso manter o corpo leve, bem nutrido e hidratado. Para isso os cuidados com os alimentos, com o corpo e com as bebidas devem ser observados.
Aproveite nossas dicas para aguentar toda a maratona do carnaval com energia e disposição sem sair da linha e sem perder a boa forma. Essas dicas podem ser utéis para entrar e sair das festas se sentindo bem e curtir com saúde cada momento da folia carnavalesca.
Cuidados com os pés
No carnaval esteja sempre prevenido com pelo menos dois curativos ou pedaços de esparadrapo. Quando começar a dançar, logo que perceber algum incômodo no pé, proteja imediatamente a região. É comum acontecer de não percebermos a formação de bolhas nos pés quando o corpo ainda está aquecido e contaminado pela euforia, e quando percebemos já se formaram muitas bolhas. Somente na volta do baile, quando o corpo está esfriando, é que sentimos um machucado maior e que provavelmente vai incomodar por muitos dias.
Cuidados com a alimentação
Prepare-se bem para estar com ótima disposição para a folia de carnaval. Acorde mais tarde, tome um café reforçado e durante o resto do dia alimente-se bem, mas com alimentos leves e nutritivos.
Quem vai enfrentar horas assistindo aos desfiles das escolas de samba e pulando atrás dos trios elétricos deve lembrar de que não vai haver banheiros à disposição. Por isso, vale prestar atenção no que vai comer e beber durante o dia e deixar a feijoada para uma outra vez.
Para agüentar a maratona com muito fôlego e disposição a dica é tomar uma boa sopa ou comer um sanduíche leve e nutritivo acompanhado de alguma fruta antes de sair. Além disso, também é importante levar uma barra de cereais para comer quando bater a fome.
Não saia de casa com fome, pois sua pressão pode cair e assim passar mal ou você pode acabar passando mal com os sanduíches vendidos pelos de ambulantes. Geralmente, esses alimentos tem seu estado de conservação comprometido pelo calor da época.
Cuidados com as Bebidas
A dica para quem gosta de beber é ir intercalando a bebida favorita com goles de água mineral. A água ajuda a manter o corpo hidratado e diminui a concentração do álcool no sangue, permitindo aproveitar a festa por muito mais tempo.
O álcool inibe a ação do hormônio que controla a quantidade de urina/xixi produzida pelo organismo. Isso faz com que você urine mais do que o normal e, no dia seguinte, o corpo fica desidratado. Se você consumir água na mesma quantidade da bebida ingerida, não vai sofrer tanto.
Além de desidratar, a ressaca também provoca moleza e preguiça no corpo. Isso é causado pelo álcool que reduz a quantidade de açúcar no sangue, mas esse problema pode ser resolvido com o consumo de açúcar ou alimentos açucarados como chocolate e mel.
O álcool pode provocar irritação do revestimento do estômago e assim causar o enjôo. Para evitar ou pelo menos reduzir o enjôo lembre-se sempre de comer durante ou antes de começar a beber. Os alimentos ajudam a diluir as bebidas, e assim reduzem a irritação do álcool ao estômago e atrasam a absorção do álcool na corrente sangüínea.
Para quem gosta de beber e até exagerar no álcool a dica é esperar até chegar a noite para começar a beber e consumir com moderação para não estragar a festa.
Para o verdadeiro folião o bom mesmo é aproveitar os quatro dias de festa com alegria, calma e sem brigas. Divirta-se bastante e ciente de que a alegria é o grande tema da festa.