Dia de Reis: Folia de Reis e Receita Bolo Rei


dia de reis No dia 06 de janeiro , dia de Reis, ou para muitos o período entre o natal e a primeira semana de janeiro, é comemorado o encontro dos três reis magos, Baltazar, Melquior e Gaspar, com Jesus.

Segundo a história, os três reis magos, após observarem a estrela que os levaria até o menino Jesus, começaram a discutir sobre qual dos três entregaria os presentes a Jesus. Para decidir, um padeiro teve a idéia de fazer um bolo e esconder uma fava na massa do bolo. Quem encontrasse a fava teria o direito de presentear o menino.

Neste 06 de janeiro, ao invéis de apenas guardar os enfeites de natal, encerre mais um ciclo natalino com um delicioso bolo rei.

Esse fato explica o costume de hoje: a pessoa que achar um presente ou mesmo a fava no pedaço do bolo terá sorte naquele ano e ainda será responsável por fazer a receita no próximo ano. Existe a tradição em muitos países da europa, que servem a receita do Bolo de Reis nessa data.

Cheio de significados, o doce está ligado às prendas que foram oferecidas por Baltazar, Melquior e Gaspar. Geralmente recebe amêndoas, nozes, figos, além de frutas cristalizadas e secas, representando a mirra. Já seu aroma lembra o incenso.

A receita é de origem portuguesa, e assim como os espanhóis e italianos os portugueses consideram a data tão importante quanto o natal. No Brasil apenas algumas comunidades interioranas do Nordeste e de Minas Gerais estão envolvidos na celebração e promovem a chamada Folia de Reis. Entre o natal e o dia de reis, grupos de pessoas passam nas casas de amigos ou conhecidos e cantam músicas alusivas à ocasião. Em troca recebem alimentos dos donos das casas.

Dicas e receitas relacionadas:

Receba de Graça ! Cadastre seu E-mail e receba receitas culinárias e novidades.


Comentários fechados..